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Como a Experiência de Usuário influencia nos seus resultados?

03 de mar. de 2021

H√° 10 anos, a forma como as rela√ß√Ķes ocorriam no meio digital eram completamente diferentes de como ocorrem agora. A tecnologia nos trouxe avan√ßos na forma como as coisas se desenvolvem e, consequentemente, na forma como as pessoas utilizam a internet.

 

Antes bastava você oferecer um produto e informar o seu valor que tudo estava feito, o cliente chegaria até ele e fecharia a compra, simples assim!

 

Hoje, não basta você simplesmente vender um produto, seu cliente não é apenas uma pessoa que compra, ele é uma pessoa que tem opinião e voz e que precisa ser ouvido para que suas necessidades sejam atendidas muito além da compra.

 

Nessa hora, não basta pensar se a experiência vivida na sua marca é intuitiva ou prática, existe muito mais por trás disso, e é aí que entra o Design de Experiência.

 

O que é o Design de Experiência?

 

Com o intuito de organizar estrat√©gias que atinjam seu p√ļblico alvo da melhor forma, causando uma experi√™ncia encantadora, o Design de Experi√™ncia re√ļne m√©todos que analisam a forma como seus clientes utilizam o que a sua marca oferece (canais de comunica√ß√£o, ambientes, plataformas), avaliando seu comportamento durante a jornada de compra e o que pode ser feito para melhorar essa jornada, otimizando os resultados e aumentando as vendas.

 

Essa an√°lise pode ser feita atrav√©s de testes diretos ou de observa√ß√Ķes com rela√ß√£o ao tr√°fego (cliques, convers√Ķes), que possibilitam enxergar os problemas e pensar nas solu√ß√Ķes.

 

O Design de Experiência não busca fazer com que sua empresa venda apenas o produto mais caro, ele tem como objetivo fazer com que seu cliente compre qualquer produto seu por entender que ele é o ideal, diferente dos demais.

 

√Č atrav√©s dele que voc√™ ser√° capaz de fidelizar um cliente e, at√©, torn√°-lo um f√£ da marca.

 

Através dele podemos pensar nos gatilhos ideais, no que as pessoas procuram ao encontrar sua marca, dando a elas o que elas querem.

 

Além disso, essa metodologia não é estática (afinal, tudo muda o tempo todo, não é mesmo?), então ela está sempre tentando diagnosticar as demandas que vão surgindo e solucioná-las. Até porque, nada ocorre da noite para o dia, o sucesso é um processo!

 

O Design de Experiência, a Experiência do Usuário e como isso pode ser utilizado a favor da sua empresa

 

Dentro do Design de Experiência existe um pilar que se chama Experiência do Usuário (UX - User Experience), ele tem como foco avaliar a experiência do usuário em plataformas como sites ou aplicativos. Existem 4 pontos principais que são levados em consideração na Experiência do Usuário:

 

funcionalidade: aqui o foco é a simplicidade, pois o site precisa ser simples de navegar;

 

usabilidade: ao disponibilizar um conte√ļdo, produto ou servi√ßo no seu site, ele precisa ser √ļtil e √† disposi√ß√£o do usu√°rio;

 

a acessibilidade: todo acesso ao site deve ser facilitado, nada de complicação;

 

a utilidade: √ļltimo, por√©m importante, o site deve cumprir o objetivo para o qual foi pensado.

 

Através dele do UX, podemos melhorar a experiência dos usuários do seu site e melhorar os seus resultados, aumentando suas vendas, fidelizando seus clientes e otimizando a conversão (transformando meros visitantes em compradores).

 

Ele tamb√©m pode ser utilizado no desenvolvimento de sistemas, quando voc√™ cria uma plataforma exclusiva para seus clientes, como √© o caso dos cursos online. Neste caso o UX poder√° ser utilizado para moldar o sistema √† necessidade do seu usu√°rio, oferecendo ferramentas mais √ļteis e dando mais praticidade.

 

Além disso, toda e qualquer plataforma também pode utilizar o UX para entender o que seu usuário procura e oferecer, sempre, uma melhor experiência.

 

Isso tudo porque o Design de Experi√™ncia do Usu√°rio permite conhecer o seu p√ļblico de forma eficaz, atrav√©s dos testes, para que seja poss√≠vel oferecer conte√ļdos e produtos realmente relevantes.

 

Então, se você tem se perguntado se a experiência com a sua marca (e as plataformas ligadas a ela) tem agradado o seu cliente/usuário ou se suas plataformas não tem uma taxa de conversão tão boa? O Design de Experiência pode te ajudar a mudar isso!

 

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