Há 10 anos, a forma como as relações ocorriam no meio digital eram completamente diferentes de como ocorrem agora. A tecnologia nos trouxe avanços na forma como as coisas se desenvolvem e, consequentemente, na forma como as pessoas utilizam a internet.
Antes bastava você oferecer um produto e informar o seu valor que tudo estava feito, o cliente chegaria até ele e fecharia a compra, simples assim!
Hoje, não basta você simplesmente vender um produto, seu cliente não é apenas uma pessoa que compra, ele é uma pessoa que tem opinião e voz e que precisa ser ouvido para que suas necessidades sejam atendidas muito além da compra.
Nessa hora, não basta pensar se a experiência vivida na sua marca é intuitiva ou prática, existe muito mais por trás disso, e é aà que entra o Design de Experiência.
Com o intuito de organizar estratégias que atinjam seu público alvo da melhor forma, causando uma experiência encantadora, o Design de Experiência reúne métodos que analisam a forma como seus clientes utilizam o que a sua marca oferece (canais de comunicação, ambientes, plataformas), avaliando seu comportamento durante a jornada de compra e o que pode ser feito para melhorar essa jornada, otimizando os resultados e aumentando as vendas.
Essa análise pode ser feita através de testes diretos ou de observações com relação ao tráfego (cliques, conversões), que possibilitam enxergar os problemas e pensar nas soluções.
O Design de Experiência não busca fazer com que sua empresa venda apenas o produto mais caro, ele tem como objetivo fazer com que seu cliente compre qualquer produto seu por entender que ele é o ideal, diferente dos demais.
É através dele que você será capaz de fidelizar um cliente e, até, torná-lo um fã da marca.
Através dele podemos pensar nos gatilhos ideais, no que as pessoas procuram ao encontrar sua marca, dando a elas o que elas querem.
Além disso, essa metodologia não é estática (afinal, tudo muda o tempo todo, não é mesmo?), então ela está sempre tentando diagnosticar as demandas que vão surgindo e solucioná-las. Até porque, nada ocorre da noite para o dia, o sucesso é um processo!
Dentro do Design de Experiência existe um pilar que se chama Experiência do Usuário (UX - User Experience), ele tem como foco avaliar a experiência do usuário em plataformas como sites ou aplicativos. Existem 4 pontos principais que são levados em consideração na Experiência do Usuário:
funcionalidade: aqui o foco é a simplicidade, pois o site precisa ser simples de navegar;
usabilidade: ao disponibilizar um conteúdo, produto ou serviço no seu site, ele precisa ser útil e à disposição do usuário;
a acessibilidade: todo acesso ao site deve ser facilitado, nada de complicação;
a utilidade: último, porém importante, o site deve cumprir o objetivo para o qual foi pensado.
Através dele do UX, podemos melhorar a experiência dos usuários do seu site e melhorar os seus resultados, aumentando suas vendas, fidelizando seus clientes e otimizando a conversão (transformando meros visitantes em compradores).
Ele também pode ser utilizado no desenvolvimento de sistemas, quando você cria uma plataforma exclusiva para seus clientes, como é o caso dos cursos online. Neste caso o UX poderá ser utilizado para moldar o sistema à necessidade do seu usuário, oferecendo ferramentas mais úteis e dando mais praticidade.
Além disso, toda e qualquer plataforma também pode utilizar o UX para entender o que seu usuário procura e oferecer, sempre, uma melhor experiência.
Isso tudo porque o Design de Experiência do Usuário permite conhecer o seu público de forma eficaz, através dos testes, para que seja possÃvel oferecer conteúdos e produtos realmente relevantes.
Então, se você tem se perguntado se a experiência com a sua marca (e as plataformas ligadas a ela) tem agradado o seu cliente/usuário ou se suas plataformas não tem uma taxa de conversão tão boa? O Design de Experiência pode te ajudar a mudar isso!
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