Blog

Blog / Todos / Notícia

06 mitos sobre mídias sociais que você precisa esquecer

12 de mar. de 2021

As mídias sociais, hoje, são um verdadeiro local de troca de informações. Nelas você pode encontrar perfis de pessoas famosas, de pessoas não tão famosas, de animais (sim), de empresas... Enfim, tem de tudo!

 

Com o avanço desses novos meios de comunicação e com as mudanças na forma com que as pessoas se relacionam com o mundo, estar nas redes sociais pode ser a grande oportunidade para o crescimento de uma marca (já falamos sobre isso em posts anteriores).

 

É por isso que, no post de hoje, vamos desmistificar mitos que algumas pessoas costumam divulgar sobre o uso das mídias sociais para o meio comercial.

 

Mito #1

 

Meu público-alvo não utiliza as mídias sociais

 

Falando em números, é praticamente impossível que seu público não esteja em pelo menos alguma das plataformas de mídias sociais existentes atualmente.

 

Tudo bem, sendo realista, pode ser que uma parte dos seus clientes realmente não utilizem as mídias sociais com frequência, mas vale ressaltar que uma outra parte está lá ativamente e que, mesmo que ainda não sejam seus clientes, poderão te encontrar graças ao seu perfil.

 

Só para que você tenha uma ideia, o Facebook, atualmente, tem mais de 1 bilhão de perfis cadastrados. Será que nenhum dos seus clientes está no meio deles?

 

Mito #2

 

Use e abuse das hashtags

 

Usar hashtags é algo necessário quando queremos atrelar nosso perfil a um certo assunto. Assim, quando as pessoas pesquisarem sobre aquilo, elas darão de cara com o seu post e conhecerão o seu perfil.

 

Apesar disso, as hashtags precisam ser utilizadas de forma estratégica, porque muitas delas podem fazer com que a publicação seja confundida com um spam, o que fará com que ela tenha um alcance reduzido.

 

Mito #3

 

Tenho que ter um perfil em todas as mídias sociais

 

Esqueça isso! Lembra do mito 1? É aqui que ele deve ser levado em consideração como uma "meia verdade". Por que? Vejamos...

 

Seus clientes estão sim nas mídias sociais, ok? Mas eles não precisam estar, necessariamente, em todas elas!

 

Até porque as mídias sociais possuem muitas diferenças entre si, então pode ser que a pessoa que gosta de estar no Instagram, não queira estar no Twitter, por exemplo.

 

Além disso, um post que vai para uma rede social, poderá não servir para outra, exigindo uma maior dedicação na produção de conteúdos.

 

Mito #4

 

Preciso postar o máximo de conteúdos possível!

 

Não caia nessa!

 

É muito mais interessante que você selecione conteúdos de acordo com a sua relevância, respeitando uma periodicidade entre os posts, do que bombardear seus seguidores com um monde de conteúdo de vez.

 

Isso porque, além de encher o feed deles (o que faz com que as pessoas comecem a ignorar o que você posta), você não conseguirá manter uma seletividade nos conteúdos postados.!

 

Então preze pela qualidade, não pela quantidade, assim você conseguirá ter posts relevantes e alcançará muito mais pessoas.

 

Mito #5

 

Número de seguidores é a principal métrica das mídias sociais

 

Talvez seja a métrica mais popular das mídias sociais, mas nem de longe é a mais importante. Não que não seja importante, apenas não é a principal.

 

O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova social de que sua empresa é engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs são todos influenciadores? São potenciais consumidores? Estão qualificados como possíveis embaixadores de sua marca?

 

Defina quem será a persona que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas publicações cheguem a ela. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.

 

Mito #6

 

Não é possível aumentar as vendas através das mídias sociais

 

Opa, espera aí, você já deu uma lida em nossos posts anteriores?

 

Se você ainda acredita que as mídias sociais não são importantes para o crescimento da sua marca, precisamos conversar!

 

Com o avanço da internet e as facilidades que ela nos trouxe, gerar leads através dela é algo extremamente possível, mas é importante que a estratégia correta seja utilizada!

 

Depois de desmistificar essas ideias na sua cabeça, se você tiver o desejo de fazer a sua marca crescer através das mídias sociais, saiba que podemos te ajudar!

 

Entre em contato para que possamos te explicar melhor! Dê um 'Oi' pelo nosso WhatsApp.