Blog

Blog / Todos / Notícia

Assistente virtual: como as empresas podem utilizar esse mecanismo em favor da marca?

26 de fev. de 2021

Provavelmente você já deu algumas risadas conversando com a Siri, ou pediu para a Alexa fazer algo por você, ou até tentou resolver alguma coisa com a ajuda da Cortana.

 

As assistentes virtuais est√£o em nosso cotidiano, seja para fazer uma simples pesquisa ou para resolver um problema com o banco ou a operadora, elas estar√£o l√°.

 

Perceber isso nos mostra como as marcas tem usado esse tipo de mecanismo com mais frequ√™ncia e como ele tem facilitado a rela√ß√£o cliente-empresa. Isso acontece porque as assistentes virtuais podem ser muito √ļteis e ajudam a, apesar de parecer contradit√≥rio, humanizar o atendimento e melhorar a experi√™ncia do cliente.

 

Reflita: se você já conversou com a Alexa e a Siri, certamente fez isso várias vezes e viu como elas podem facilitar a sua vida, certo? De certa forma, isso acaba garantindo que você volte a usar esses serviços e, consequentemente, outros da empresa "mãe" daquela Inteligência Artificial (IA).

 

Então, diante do observado, você consegue enxergar como elas podem ser utilizadas de forma estratégica para uma empresa?

 

Motivos para uma empresa adotar o uso da assistente virtual

 

Humanização:

 

As assistentes virtuais s√£o algoritmos que podem ser totalmente ajustados ao p√ļblico-alvo, pensando em toda a forma como ela ir√° se comunicar com as pessoas. Possibilitando uma identifica√ß√£o com os usu√°rios, sendo capaz, at√©, de despertar empatia e gerar um relacionamento entre a pessoa e a IA.

 

Al√©m disso, ela pode ter sotaques e utilizar g√≠rias ou express√Ķes mais espec√≠ficas de um certo meio, o que acaba estreitando ainda mais essa rela√ß√£o.

 

Otimização do tempo:

 

Imagine que sua empresa tem poucos funcionários na área de atendimento direto ao cliente e você gostaria de aumentar a capacidade de atendimento, sem reduzir a qualidade, mantendo os seus clientes satisfeitos com o serviço prestado e solucionando seus problemas de forma rápida e prática. As assistentes virtuais podem ser uma ótima opção.

 

Principalmente quando partimos do pressuposto de que grandes empresas, que possuem uma grande quantidade de clientes, podem n√£o ser capazes de suprir a demanda por atendimentos. As assistentes virtuais, neste momento, entram como auxiliares que s√£o capazes de ajudar as pessoas de maneira r√°pida, resolvendo as quest√Ķes mais simples e direcionando as mais complexas para os atendentes humanos.

 

Viu como a IA e as assistentes virtuais podem ser verdadeiras aliadas de uma marca? Pois é!

 

Al√©m delas, existem outras formas de utilizar a tecnologia em favor da empresa, atrav√©s do desenvolvimento de sites, sistemas, de automatiza√ß√Ķes de Marketing e etc.

 

Com a tecnologia (e com a gente) o céu é o limite!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato! Dê um 'Oi' pelo nosso WhatsApp.