WEBSITES E SISTEMAS WEB

Conheça cada tipo de website e qual é o mais indicado para você, seja pessoal ou para empresa.

QUAIS OS TIPOS DE WEBSITE?

A concorr√™ncia no ambiente virtual n√£o tem sido pequena e cada vez mais as empresas t√™m sido estrat√©gicas no momento de conceberem seus neg√≥cios na Internet. Isso faz com que pensar apenas nos meios de atingir o p√ļblico seja insuficiente para o crescimento da sua empresa.


Se você tem buscado maneiras de divulgar melhor seus serviços e produtos na Internet e ainda não sabe como, chegou a hora de conhecer o papel decisivo que cada tipo de site possui para melhor atender o seu negócio.


No post de hoje, você aprenderá a finalidade e os recursos disponíveis em cada um deles para fazer a melhor escolha. Conheça os 7 principais tipos de site e aproveite a leitura!

1. Institucional

Exemplo Institucional

O site institucional tem um objetivo bem definido: divulgar informa√ß√Ķes sobre uma empresa. Esses sites s√£o acessados quando algu√©m procura dados como telefone, endere√ßo, lista de servi√ßos, produtos, etc.


Intuitivos e de linguagem f√°cil, o site deve ser acess√≠vel para todas as pessoas que possam estar buscando os servi√ßos ou produtos que a empresa disponibiliza. Tudo o que est√° contido nele deve ser pensado de maneira estrat√©gica para n√£o se tornar um ambiente desorganizado, porque, para quem n√£o conhece a empresa, aquela ser√° a sua primeira impress√£o, e a primeira impress√£o √© a que fica. Por isso, as informa√ß√Ķes apresentadas l√° s√£o objetivas e claras.


Apesar de muitas empresas estarem presentes nas redes sociais hoje, isso não impede que elas tenham sites. Na verdade aumenta mais ainda a necessidade, por meio de um site a empresa não será encontrada facilmente apenas pelas redes sociais, mas também no Google.


Esse tipo de site permite que a empresa tenha mais credibilidade, fortaleça a sua imagem e atraia novos clientes.

Exemplo Institucional
Exemplo din√Ęmico

2. Din√Ęmico

Exemplo din√Ęmico

O site din√Ęmico, tamb√©m conhecido como gerenci√°vel, conta com um sistema de gerenciamento de conte√ļdo integrado a ele, onde √© poss√≠vel alterar informa√ß√Ķes sem modificar o seu c√≥digo fonte.


Este tipo de site d√° aos administradores maior liberdade e autonomia, al√©m de permitir que a empresa possa acompanhar os acessos, entendendo as tend√™ncias de conte√ļdo, por coletar dados das pessoas que acessam e conseguir informa√ß√Ķes que servem para aprimorar o conte√ļdo e o pr√≥prio site. Ele tamb√©m facilita a intera√ß√£o entre a empresa e o cliente, porque o site "responde" ao cliente de acordo com as informa√ß√Ķes que o administrador disponibiliza no sistema de gerenciamento.


Ele n√£o possui limita√ß√Ķes em suas altera√ß√Ķes e facilita a disponibiliza√ß√£o de novas informa√ß√Ķes por parte da pr√≥pria empresa, sem a necessidade de entrar em contato com quem fez o site.

3. Landing Page

Exemplo landing page

A Landing Page é a famosa página de conversão, o seu foco é transformar quem acessa em cliente.


S√£o p√°ginas com menos elementos, focadas em fazer com que quem esteja acessando seja convertido em cliente para o neg√≥cio, fazendo isso por meio do uso de CTA (call to action) e conte√ļdos objetivos e espec√≠ficos que abordam problem√°ticas relevantes para aquela pessoa, evitando distra√ß√Ķes que possam distanciar o usu√°rio do objetivo principal (a convers√£o).


As Landing Pages geralmente focam em vender um produto ou serviço específico, o que converte o usuário em cliente da empresa que, provavelmente, consumirá outros serviços oferecidos posteriormente.


Além disso, a Landig Page também coleta dados sobre quem acessa, permitindo que estratégias de funil de vendas sejam utilizadas. Sem contar que é uma ótima forma de colocar em prática o Inbound Marketing, porque atrai as pessoas certas para consumir o seu produto e serviço, trazendo clientes focados para perto da sua empresa.

Exemplo landing page
Exemplo hotsite

4. Hotsite

Exemplo hotsite

O Hotsite √© um site criado para fazer campanhas por um tempo espec√≠fico, geralmente s√£o associados a eventos, grandes promo√ß√Ķes e etc.


Ele √© um site da empresa, mas n√£o √© o seu site principal, sua inten√ß√£o √© atingir um grande n√ļmero de acessos enquanto a campanha durar, convertendo acessos para o seu site principal. Eles permitem a utiliza√ß√£o de layouts e fun√ß√Ķes diferentes, que n√£o far√£o parte do seu site principal, mas est√£o dispon√≠veis para serem utilizadas no Hotsite.


Por meio dele tamb√©m √© poss√≠vel atingir um segmento particular do seu p√ļblico alvo momentaneamente. Se voc√™ realiza uma promo√ß√£o em um setor espec√≠fico do seu neg√≥cio, por exemplo, voc√™ consegue direcionar o seu Hotsite para quem se interessa por aquele tipo de produto, mas o seu site principal continuar√° funcionando normalmente para todos os outros p√ļblicos.


Além disso, o Hotsite é um ótimo espaço para utilizar designers mais chamativos e estratégias de marketing mais intensas.

5. e-Commerce

Exemplo e-commerce

O site tipo e-Commerce √© o que conhecemos por loja virtual, um site que tem como principal fun√ß√£o a realiza√ß√£o de negocia√ß√Ķes e transa√ß√Ķes comerciais online.


seus servi√ßos e produtos, com todas as suas informa√ß√Ķes, para que o cliente possa escolher, como em uma vitrine, e realizar a sua compra. A comodidade que esse tipo de site traz para os clientes e para a empresa √© enorme, pois permite que vendas sejam realizadas sem sair de casa, a qualquer hora do dia.


Al√©m disso, por ser um site din√Ęmico, ele tamb√©m permite a coleta de dados dos clientes que acessam, independente de a compra ser conclu√≠da ou n√£o, possibilitando a realiza√ß√£o de a√ß√Ķes como recupera√ß√£o de carrinho abandonado e outras coisas, o que pode trazer mais clientes para o neg√≥cio.

Exemplo e-commerce
Exemplo portal

6. Portal

Exemplo portal

Os portais s√£o sites que podem abordar conte√ļdos verticais (sobre um tema espec√≠fico) ou horizontais (sobre variados temas, dividindo-os em segmentos). S√£o canais de comunica√ß√£o parecidos com os blogs.


Pode ser utilizado para informar e/ou entreter e pode tratar sobre as mais diversas √°reas, atraindo p√ļblicos variados e permitindo que cada pessoa encontre o que procura em apenas um lugar. Um portal permite que os assuntos sejam organizados de acordo com o seu segmento, como se cada "porta" levasse a um assunto, facilitando o seu acesso e organizando os temas. Possibilita, tamb√©m, que sejam criados coment√°rios, onde os usu√°rios podem participar dando sua opini√£o sobre o assunto abordado, gerando intera√ß√£o.


Eles s√£o muito √ļteis para quem quer escrever not√≠cias, por exemplo, fazendo um portal jornal√≠stico, que pode ser focado em um √Ęmbito, como o policial, ou abordar outros temas, como pol√≠tica, sa√ļde, etc.

7. One Page

Exemplo one page

O site One Page, como o pr√≥prio nome j√° diz, √© o site onde voc√™ coloca todas as informa√ß√Ķes e o que for necess√°rio em apenas uma p√°gina.


Geralmente possuem uma rolagem mais longa para oferecer todas as informa√ß√Ķes de maneira organizada, s√£o de r√°pido carregamento e faz com que haja menos distra√ß√Ķes para quem visit√°-lo. √Č um site pr√°tico, objetivo, com uma navega√ß√£o din√Ęmica e intuitiva. O que √© colocado nele consegue dizer tudo o que √© relevante, de maneira resumida.


Este tipo de site facilita a vida de quem est√° procurando informa√ß√Ķes sobre aquela empresa, sobre um servi√ßo ou produto. Pela facilidade, agilidade e objetividade, √© bem visto por quem acessa, pois, com poucos cliques e em pouco tempo, sua pergunta poder√° ser respondida.


Esse tipo de site é para pessoas ou negócios que não tem tanta informação a ser apresentada, com facilidade na navegação, mas sem deixar de investir em presença digital, que também é essencial. Fazendo sua marca ser encontrada por quem estiver a procura de produtos que você oferece.

Exemplo one page

HOSPEDAGEM E SUPORTE T√ČCNICO

Planos a partir de 55/mês

B√°sico

  • Dom√≠nio anual (1¬ļ ano gr√°tis);
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • At√© 3 emails institucionais;
  • Backup semanal;

Pro

  • Dom√≠nio anual;
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • Backup semanal;
  • At√© 5 emails institucionais;
  • Cadastro da empresa no Google Business;
  • Cadastro no Google Analytics
  • Solicita√ß√Ķes de atualiza√ß√£o ilimitadas

Intermedi√°rio

  • Dom√≠nio anual;
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • At√© 3 emails institucionais;
  • Backup semanal;
  • Cadastro da empresa no Google Business;
  • At√© 4 solicita√ß√Ķes de atualiza√ß√£o por m√™s

B√°sico

  • Dom√≠nio anual (1¬ļ ano gr√°tis);
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • At√© 3 emails institucionais;
  • Backup semanal;

Intermedi√°rio

  • Dom√≠nio anual;
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • Backup semanal;
  • Cadastro da empresa no Google Business;
  • At√© 4 solicita√ß√Ķes de atualiza√ß√£o por m√™s

Pro

  • Dom√≠nio anual;
  • Hospedagem;
  • Suporte t√©cnico;
  • Certificado de seguran√ßa SSL (dados transmitidos sigilosos e seguros);
  • Cadastro da empresa no Google Business;
  • Backup semanal;
  • At√© 5 emails institucionais;
  • Cadastro da empresa no Google Business;
  • Cadastro no Google Analytics
  • Solicita√ß√Ķes de atualiza√ß√£o ilimitadas